O caminho de Maria Madalena

França 2025

 
“Pois sou a primeira e a derradeira.
Sou a honrada e a desprezada.
Sou a prostituta e a santa.
Sou a esposa e a virgem.
Sou a mãe e a filha.
Sou os membros de minha mãe.
Sou a estéril, mas numerosos são meus filhos.
Sou a magnificamente desposada e a celibatária.
Sou a parideira e aquela que não procriou.
Sou a consolação das dores do parto.
Sou a esposa e o esposo
e foi meu marido que me engendrou.
Sou a mãe de meu pai,
sou a irmã de meu marido
e ele é minha prole...
Tende respeito por mim.
Sou a escandalosa e a magnífica.”
— Maria Madalena na Montanha de Sainte-Baume: A vida de uma mulher eremita, selvagem e angelical, Jean Yves Le Loup

O CAMINHO de MARIA MADALENA

A busca pelo conhecimento espiritual e pela liberdade de ser nos remete à busca de Madalena. Após o mistério do Gólgota, ela viaja até a Provence em busca de seu propósito e do encontro com sua espiritualidade.

Maria Madalena não é a pecadora arrependida de quem nos falam os evangelhos canônicos e as tradições recentes, mas a iniciada que transmite os ensinamentos mais sutis.

No período da alma da consciência, temos que abarcar nossa alma inteira e verdadeira com a Madalena que vive dentro de cada uma de nós. Um mergulho em nós mesmas através de seus passos pela floresta que cuida e cura até chegar à gruta em que ela viveu até o fim de seus dias.

Ela toca profundamente a nossa alma, nossas escolhas e desejos. E vamos percorrer os campos de lavanda, no entorno da abadia onde os monges trabalham com a aromaterapia.

Pelo caminho encontraremos também Santa Sara, Marta (arquétipo da mulher atual), Lázaro e José de Arimateia (portador do Graal).

A arte e será nossa forma de expressão mais íntima – a contemplação que se torna puro sentimento expresso em nossas aquarelas. Uma viagem inesquecível registrada em nosso carnê de viagem.

A arte cria laços sociais, rompe o isolamento narcísico. Fazer laços é uma forma de sobreviver, de resistir. Uma forma de expressar, colocar para fora, transformar…

Em dias longínquos, o espírito de tudo o que é terreno
foi ter com o espírito do céu.
E foi assim que ele pediu: ‘eu sei falar com o espírito
humano, mas peço dar-me aquela língua pela qual o
coração do mundo, fala ao coração do homem’.
Foi então, que o bondoso espírito celeste deu ao espírito
terrestre a arte.
— Rudolf Steiner

Arles, Baume e Marselha

A arte cria laços sociais, rompe o isolamento narcísico. Fazer laços é uma forma de sobreviver, de resistir. Uma forma de expressar, colocar para fora, transformar…

DIA 01 - CHEGADA EM MARSELHA

Chegada no aeroporto, e transfer para Arles.

Encontro do grupo para Jantar em Arles.

Nos acomodaremos, para começar nossa jornada na Provence, terra onde a Madalena cumpriu o seu destino após o evento do Gólgota.


DIA 02 - TARASCON

Tarascon, cidade a beira do rio Rodeno visitaremos a cidade escolhida pela Marta para cumprir a sua missão de divulgar seu conhecimento compartilhando a vida de Cristo. Ela encontra o Dragão de Tarascon.

Visita ao castelo Medieval de Tarascon, erguido no séc. XV, em frente a collegiale Sante Marthe (1197). Vamos conhecer a imagem da Santa Marta e suas relíquias na cripta, e vamos sentar e pintar.


DIA 03 - Arles, Saintes-Maries-de-la-Mer

Aqui conheceremos a santa Sara admirada pelos ciganos. Vamos colocar nossos pés na água para sentir a energia onde nossos protagonistas chegaram.

Conheceremos a igreja dedicada a Santa Sara, padroeira dos ciganos, que nasceu no Egito. Pintaremos a paisagem na Camargue.


DIA 04 - centro histórico de aix

Visitaremos a pé os principais bairros do centro histórico de Aix.


DIA 05 - sainte BAUME

Visita à basílica de Madalena na cidade que hospeda atualmente as Relíquias de Madalena.

Em seguida, vamos ao campo de Papoulas para pintar.

Teremos uma aula com Estefanelli Becker sobre Madalena, preparatória para a nossa caminhada do dia seguinte.


DIA 06 - BAUME, a subida à gruta de madalena

Acordaremos e vamos subir pela floresta que abriga a gruta onde Madalena, durante 30 anos, transformou em seu retiro particular para meditação.

Vamos levar nosso piquenique e subiremos devagar para sentir a energia da montanha. Pararemos nas marcações do caminho real para pintar as plantas medicinais e venenosas que, com certeza, Madalena teve contato, segundo o pensador e teólogo Jean-Yves Leloup, que traduziu o Evangelho de Madalena.

Experimentaremos pintar dentro da gruta e sentir o que vem para cada uma de nós, como um processo terapêutico.


DIA 07 - MUSEU DE BELAS ARTES DE MARSELHA

À tarde, vamos ao museu para conhecer algumas obras de Maria Madalena, e a obra emblemática “Madalena em Êxtase”.

Pintaremos no jardim, com a bela fonte d’água.


DIA 08 - MARSELHA

Pintaremos ao entardecer no velho porto, aonde chegamos protagonistas da nossa viagem: Madalena, Marta, Lázaro, José de Arimateia e Santa Sara.

Pintaremos treinando as cores do pôr do sol no mar mediterrâneo.

Teremos a noite livre.


DIA 09 - campos de lavanda

Vamos conhecer e pintar um campo de lavanda e sentir o aroma do óleo essencial desta planta que traz a tranquilidade.

Teremos a noite livre em Marselha.


DIA 10 - encerramento

Nos encontraremos para o encerramento de nossa jornada, com um olhar para as nossas pinturas durante nosso café da manhã.

Transfer-out do hotel ao aeroporto.


Metodologia do Trabalho

Nossa metodologia de trabalho é alicerçada em três pilares principais:

I. Conteúdos teóricos e históricos:

O conteúdo nos guia. Mergulhamos na profundidade do conhecimento, onde as palavras e conceitos desvelam as linhas mestras da compreensão.

Para isso, teremos 4 encontros de preparação online ao vivo .

Adicionalmente, teremos um encontro após o retorno, online síncrono.

II. A arte e suas múltiplas expressões:

Não é meramente ornamento, mas um portal para a compreensão mais profunda.
Através da observação goetheanistica da natureza de suas formas, suas cores, da história do desenvolvimento da humanidade, da expressão arquitetônica construída pelos povos ao longo das civilizações, dos museus, da música e dança, do teatro. Penetramos nos reinos do imaginário, do simbólico, do subconsciente, do arquétipo, no amagos da alma humana, compreendendo o passado e o nosso presente.
Aquilo que não pode ser plenamente expresso em palavras encontra na arte um canal para sua manifestação. A arte como expressão do humano em nós.

III. As vivências:

Estas trazem um caráter ao trabalho que não se limita somente a um mergulho contemplativo. Vamos trabalhar e colocar algo no mundo através das nossas forças do querer. Traremos algo de individual em cada uma das nossas pinturas, revelando algo único, para gravar em nossa alma.
Reconhecemos que o conhecimento adquire raízes mais profundas quando é vivenciado. Nos lançamos nas experiências que nos aproximam dos contextos que desejamos compreender. A imersão nas vivências da escola de uma corrente artística, uma época cultural, em seus ensinamentos e aprendizados, suas tradições, rituais e modos de vida, nos proporciona uma ligação visceral com as complexidades e sutilezas que podem escapar à análise superficial.
As vivencias acabam se tornando encontros e interações com os viajantes do grupo e também com nosso passado, nossa relação com o ser que habita em nós e o Outro.

Quando?

Em 2025. Nove noites de imersão em Arles, Baume e Marselha, no sul da França.

✧ Arles – 3 dias

✧ Baume – 2 dias

✧ Marselha – 4 dias

O que inclui?

  • Hospedagem em quarto duplo com café da manhã;

  • Deslocamento em todos os trajetos dentro das cidades;

  • Tickets para todos os passeios;

  • Docência;

  • Encontros preparatórios e de encerramento.

O que não inclui?

  • Deslocamento até a França;

  • Almoço e Jantar.

Quem vai nos guiar?

ESTEFANELLI BECKER

É Presidente da Associação dos Terapeutas Artísticos Antroposóficos, AURORAABTAA professora e facilitadora de diversos cursos em Terapia Antroposófica pela Toré, Aurora e Sagres. Também trabalha nos temas de Madalena e o Espiritual na Arte pelo Líder de Si e Sagres. Sua primeira formação foi Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (1982), e fez cursos de arte em Londres (2009) e na École du Louvre Paris (2011). Após esse período, passou a lecionar História da Arte Renascentista e Contemporânea nas formações em Terapia Artística (Sagres e Toré). Dedica-se a arte da aquarela artística com exposições no Brasil e internacionais – Itália, Portugal, Índia, Vietnã e EUA.

ERICA MOSCATELLI

Aconselhadora Biográfica formada pela ELEB-SP facilita workshops e imersões biográficas na região de Sorocaba (SP) e atua em diversos projetos ligados ao desenvolvimento humano. Formada em Comunicação Social, e pós graduada em Gestão Empresarial, atuou como gestora de equipes em grandes empresas. Em meio a uma grande crise, conheceu a Antroposofia e sua alma se sentiu em casa. Desde então, não parou mais de estudar e busca, todos os dias, em si mesma, as transformações que espera ver no mundo.

 

Se você ainda tem dúvidas ou quer saber como participar com a gente, é só preencher o formulário que logo entramos em contato com você.

Quer se inscrever?

 
WhatSsapp